sexta-feira, 12 de abril de 2013

Microsoft divulga solução para problema com atualização do Windows 7



Três dias após liberar uma atualização de Windows 7 que travou computadores de usuários brasileiros, a Microsoft publicou, nesta sexta-feira, instruções de como desinstalar o pacote e resolver o problema.
Segundo a empresa, o erro acontece quando a atualização de segurança 2823324, criada para resolver uma brecha do sistema, é "colocada lado a lado com certos software de terceiros", sem especificar quais seriam estes softwares.
Na nota publicada em seu blog, ainda afirma que o problema não causa perda de dados nem afeta todos os usuários do Windows 7.
ERRO
Após a instalação do pacote que foi liberado na última terça-feira, usuários relataram que a máquina deixava de iniciar. A animação com o logotipo do Windows chega a ser exibida, segundo relatos, mas volta à etapa zero logo em seguida, ficando em "loop" permanente, e o sistema nunca era acessado.
INCOMPATIBILIDADE
Segundo o especialista em segurança digital Marcos Tupinambá, o erro acontece devido a uma incompatibilidade da atualização com um programa chamado GBPlugin, requerido por alguns sites de bancos para acesso aos serviços on-line "internet banking".
"Esta incompatibilidade é mais assustadora pois este módulo é utilizado por diversos grandes bancos brasileiros como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander", disse Tupinambá.
"Agora fica, por enquanto, a dura escolha para o usuário entre o importante sistema de segurança dos bancos e a tão importante quanto atualização de segurança da Microsoft."
SOLUÇÃO
Veja como a Microsoft recomenda que o problema seja resolvido:
  • Se a atualização 2823324 já foi instalada, mas o computador ainda não foi reiniciado, há três opções:
Opção 1: Desinstalar manualmente a atualização
1. No Painel de Controle, abra "Programas" e depois "Atualizações instaladas de modo de exibição" 2. Selecione "Atualização de Segurança para Microsoft Windows (KB2823324) e clique em "Desinstalar".
Opção 2: Incorporar uma linha de comando de desinstalação num script personalizado
Se vários computadores foram afetados e você quiser rodar um script remotamente para remover a atualização, pode usar o seguinte comando para fazê-lo silenciosamente: wusa.exe /uninstall /kb:2823324 /quiet /norestart
Opção 3: Rodar um script de remoção remotamente usando PSEXEC
Se vários computadores foram afetados e você quiser rodar um script remotamente para remover a atualização, pode usar o seguinte comando para fazê-lo: Psexec -d -s \\remotemachine wusa.exe /uninstall /kb:2823324 /quiet /norestart
  • Se a atualização já foi instalada e está impedindo que o Windows seja iniciado, também há três opções:
Opção 1: Recuperar o último ponto de restauração
1. Pressione a tecla F8 repetidas vezes durante a inicialização
2. Selecione "Reparar seu computador"
3. Escolha o idioma and faça login. (Se não souber a senha, precisará iniciar o sistema através de um DVD do Windows ou de um disco de inicialização USB)
4. Escolha "restauração de Sistema" no menu.
5. Restaurar o último ponto de restauração. Isso desinstala a atualização de segurança.
6. Reinicie o computador normalmente
Opção 2: Recuperar o último ponto de restauração
1. Pressione a tecla F8 a inicialização
2. Selecione "Reparar seu computador"
3. Escolha o idioma and faça login. (Se não souber a senha, precisará iniciar o sistema através de um DVD do Windows ou de um disco de inicialização USB)
4. Selecione "Prompt de Comando" no menu
5. Na janela do Prompt de Comando, rode o seguinte comando:
6. dism /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions
7. Reinicie o computador normalmente
Opção 3: Desinstalar a atualização de segurança 2823324 pela linha de comando
1. Pressione a tecla F8 durante a inicialização
2. Selecione "Reparar seu computador"
3. Escolha o idioma and faça login. (Se não souber a senha, precisará iniciar o sistema através de um DVD do Windows ou de um disco de inicialização USB)
4. Selecione "Prompt de Comando" no menu
5. Na janela do Prompt de Comando, rode o seguinte comando:
6. dism /image:C:\ /get-packages
7. Procure nos resultados a atualização 2823324.
8. Copie o nome do pacote e cole como é mostrado abaixo:
9. dism /image:C:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB282332431bf3856ad364e35x86~~6.1.1.1
10. Você vai receber uma mensagem avisando que a desinstalação foi bem-sucedida
11. Reinicie o computador normalmente


Fonte: AnonymousBrasil

Windows 7 bug atualização do Brasil; Como corrigir



Usuários brasileiros do Windows 7 32bits reclamam desde terça-feira nas redes sociais que a última atualização da versão do sistema operacional da Microsoft impede que o computador seja religado. A descrição é de que após a animação do Windows o sistema volta às telas pretas iniciais e continua nesse ciclo indefinidamente.

A Microsoft admitiu, em comunicado, que está "ciente de que alguns clientes estão tendo dificuldades depois de instalar o update de segurança KB2823324 do Windows 7", lançado na terça. "O problema está atualmente somente no Brasil e estamos trabalhando ativamente para resolvê-lo", completa o texto.
A atualização KB2823324 também se aplica ao Windows Server 2008 e ao Windows Vista, mas nenhum usuário desses sistemas reclamou de problemas.

Como consertar

Um artigo no TechNet, fórum da Microsoft, indica que quem instalou a atualização e ainda não reiniciou o computador pode ir no painel de controle, depois em "adicionar e remover programas" e em "Windows Update". No menu do lado esquerdo, em "atualizações instaladas", deve procurar o KB 2823324 e removê-lo.
Quem não atualizou automaticamente o sistema deve fazer o mesmo procedimento para acessar o "Windows Update". Então, deve buscar as atualizações pendentes e desmarcar a do KB 2823324.
Para quem já instalou, outra opção é a restauração usando o disco físico de instalação do Windows. O usuário deve reiniciar a máquina com o DVD dentro do leitor, e quando o wizard abrir, selecionar o console de recuperação. Então, deve abrir o Notepad, ir à pasta %windir%\system32\drivers e ver qual q versão do arquivo ntfs.sys instalada. Se a versão for a do KB2823324, deve-se renomear o arquivo para ntfs.sys_old.

O usuário deve então ir até a pasta %windir%\winsxs e procurar um arquivo Ntfs.sys mais antigo, ou seja, que não foi atualizado e portanto não tem o bug. Basta copiar o arquivo antigo e colar na pasta %windir%\system32\drivers, reiniciando o sistema na sequência.
Também com a mídia de instalação em mãos, é possível reiniciar o sistema e acessar, no console de recuperação, acessar o prompt de comando, digitando dism.exe /image:C:\ /cleanup-image /revertpendingactions. O 'C:' é o local onde o usuário tem o Windows instalado, e deve ser mudado se o sistema operacional estiver em outro drive.

O site Gestão em TI afirma ter feito testes com a ferramenta do próprio Windows de restauração de sistema que deram certo. O usuário deve reiniciar o computador e ficar pressionando a tecla F8. Depois, é preciso selecionar a opção "Recuperar o seu computador" e, em seguida, escolher um ponto anterior para a restauração.
É possível que apareça uma mensagem de erro, mas o usuário deve ignorá-la e reiniciar o computador. Haverá uma verificação de disco, seguida da inicialização normal. O site sugere que o computador seja, uma vez mais, reiniciado.
Ainda existe a possibilidade de voltar a um ponto de restauração usando o prompt. O comando é C:\Windows\System32\rstrui.exe - e, de novo, se o Windows não estiver no disco C:, o código deve ser substituído pela unidade certa.
Vale destacar que uma ou mais opções podem não funcionar para qualquer usuário. No Twitter, há reclamações de que a única solução foi a formatação do computador.
Fonte: Terra