"Não foi possível inicializar o componente de segurança do aplicativo. A causa mais provável são problemas com arquivos da pasta do perfil do aplicativo. Por favor, verifique se este diretório não possui restrições de leitura ou escrita e se o HD tem espaço. É recomendado que você saia do aplicativo e solucione o problema. Se você continuar a usar esta sessão do aplicativo, pode experimentar um comportamento errôneo do aplicativo ao acessar recursos de segurança."
Esse erro no meu caso aconteceu devido ao corrompimento de algum arquivo do meu perfil de usuário do Thunderbird, por hora não sei porquê ocorreu esse problema, mas como se refere a corrompimento de arquivo, tudo é possível, até desligamento errôneo da máquina como fechamento abrupto da aplicação. Enfim, vamos a solução.
O que vamos fazer é o seguinte, vamos criar um novo perfil de usuário e copiar apenas o arquivo que está corrompido para o perfil onde o mesmo está danificado. Simples.
Solução:
1) Para criar um novo perfil vá em iniciar, executar e digite(sem as aspas): "thunderbird.exe -profilemanager"
2) Clique em novo perfil, dê um nome qualquer a ele.
3) Vá na pasta onde são salvos os perfis do thunderbird, no windows 7 é: "C:\Users\dsales\AppData\Roaming\Thunderbird\Profiles".
O nome que você deu ao seu perfil vai estar no fim do nome da pasta, que é gerada aleatóriamente, exemplo: "mc0bc0n4.nome_do_seu_perfil"
4) Na pasta Profiles deverá ter 2(duas) pastas, uma com seu perfil que está dando problema e outra com seu perfil que você acabou de criar. Abra a pasta do perfil que acabou de criar e Copie o arquivo "cert8.db".
5) Cole o arquivo na pasta do seu perfil que está dando problema e seja feliz!
Obs.: Quando efetuar a cópia dos arquivos deixe o Thunderbird FECHADO!
Davi, um abraço, grande ajuda!!!!!
ResponderExcluir